Você já ouviu falar de alvenaria estrutural e suas vantagens?

Diferenças de estruturas

Na construção utilizamos algumas estruturas clássicas, uma delas é a alvenaria estrutural e a outra é a construção convencional. Mas qual a diferença entre elas? Por quê se deve usar uma ou outra?

 

Construção convencional

Essa todo mundo já viu e acreditamos que não haja muito mistério, isso? Não! Muito pelo contrário. Aqui no Brasil, é a queridinha dos brasileiros e isso pode causar uma preferência e falta de comunicação quando o quesito é construção.

A construção convencional tem a característica exclusiva de conter duas partes na sua elaboração: primeiro você utiliza pilares e vigas (concreto armado) e esta será a sua sustentação, e depois você utiliza o fechamento, parte onde separa-se ambientes e faz a vedação de espaços abertos.

A construção convencional é uma estrutura perfeita quando o assunto é modificações práticas de estruturas, ou seja, você pode sempre que quiser aumentar um cômodo ou modificar uma parede. As bases de pilares e vigas estarão sempre dando segurança para a sua construção, e por isso as paredes são maleáveis.

O grande fator da construção convencional é que a estruturação, ainda assim, pode ser mais sensível. Além do que, causam um maior impacto ambiental se comparada a alvenaria estrutural. Partes dessas estruturas, são descartadas depois de construídas (dá pra acreditar?) e tudo isso porque elas precisam ser rasgadas para fazer as tubulações. Outro ponto de desperdício é na grande quantidade de madeira utilizada para fazer as formas das estruturas dos pilares e vigas, que são descartadas após a cura do concreto.

 

Alvenaria Estrutural, são as paredes que fazem a sustentação.

Bom, já dissemos tudo, não é mesmo? Quando estamos lidando com a alvenaria estrutural as próprias paredes sustentam a construção. Excluímos a utilização das tradicionais vigas e pilares e já não precisamos fazer cortes na estrutura, pois a utilização das tubulações e cabos são perpassados por meio dos blocos ao mesmo tempo que as paredes vão ganhando vida, ou quando necessário, são utilizadas mochetas, itens não estruturais, por onde permite-se passar tubulações de modo a tornar o acesso mais fácil em casos de manutenção.

Diferente da construção convencional o bloco estrutural é um meio de construção mais sustentável, uma vez que dificilmente se utiliza formas de madeiras, ou gera alguma quebra, reduzindo de forma considerável a quantidade de lixo de obra. Os projetos já trazem as medidas e quantitativos necessários dos blocos, deste modo as compras de material são muito mais assertivas. Os blocos são comprados para servirem exatamente nos locais necessários. Além de diminuir a causa de acidentes já que o canteiro de obras, já que o mesmo se torna mais limpo e organizado.

Aqui no Brasil, existem prédios construídos com blocos de concreto há mais de 30 anos e outros prédios públicos que passam de 100 anos.

 

Aqui vai algumas dicas:

Dica #1: Mão de obra qualificada.

Você precisará contratar um engenheiro projetista estrutural, que fará toda a análise da construção adaptando as medidas da construção às dimensões dos blocos utilizados. Além do projetista, precisaremos de especialistas em hidráulica e elétrica, que deve fazer a integração dos dois. Além dos engenheiros, precisaremos de especialistas na execução desse projeto, é indicado que a mão de obra esteja alinhados com esse método para não haver desperdícios ou a má colocação dos blocos.

 

Dica #2: simples e rápida.

Uma das melhores vantagens da alvenaria estrutural durante a construção é a limpeza do canteiro de obras.

Dica #3: Blocos

Blocos estruturais oferecem um melhor isolamento termo acústico se comparado a alvenaria convencional. Para garantir esse isolamento solicite um laudo a empresa que fornecerá um material.

Possuem uma resistência e durabilidade superior aos tijolos cerâmicos.

 

Conclusão

A alvenaria estrutural proporciona mais rapidez e sustentabilidade no canteiro de obras. Além dos benefícios referentes a parte termo acústica.

62 thoughts on “Bloco estrutural, mitos e verdades.

  1. Maxwell says:

    Olá, foi uma ótima explicação mas para completar a informação eu gostaria de saber se no bloco estrutural é possível fazer furo como por exemplo para passar o tubo de ar condicionado tipo Split.
    Obrigado.

    • Lucas Lourival Alves says:

      Olá Maxwell, a execução de um furo na parede de bloco estrutural pode ser feita sem afetar o desempenho da mesma, mas sempre cuidando para não criar um ponto de infiltração e para não atravessar um ponto da parede que esteja preenchido com concreto (graute).

  2. Lucas says:

    Boa noite! Moro em um apartamento com bloco estrutural, a engenharia não deixou tubulação para a saída de ar da coifa, posso furar para passar o tubo?

    • Lucas Lourival Alves says:

      Olá Lucas,
      As cargas numa parede estrutural são bem distribuídas, normalmente no caso de um furo único de até 7 cm não afeta a estrutura pois os esforços se redistribuem. Mas alguns cuidados devem ser tomados, como consultar a construtora indicando o local do furo, colocar um limitador que venha a revestidor esse furo, como um pedaço de tubo reforçado, que venha a evitar o esmagamento dos tubos que irão passar por ali. Outro ponto a se considerar é a altura do furo, pois normalmente na 13º fileira de blocos é feita a cinta de amarração da parede, onde toda aquela fiada é grauteada e reforçada com aço, essa fiada não deve ser furada em hipótese alguma.

  3. Greice machado says:

    Por favor me ajudem, fiz minha casa do segundo piso com blocos, porém não reboquei a parte externa nem interna, agora com fortes chuvas, molha tudo por dentro, as paredes internas estão horríveis, oq devo fazer?

    • Lucas Lourival Alves says:

      A solução é rebocar e pintar. Os blocos são permeáveis, eles absorvem água e depois expelem. Para rebocar agora você deve ter outros cuidados, fazem uma limpeza com uma solução de anti-fungo (pode ser água + cloro), aplicar selador, aplicar 3 camadas de tinta respeitando os prazos de tempo necessários indicados pelos fabricantes.

  4. Francisco Junior says:

    Olá, comprei uma casa construída com blocos estruturais e com laje em módulos. Eu gostaria de saber se é possível abrir uma porta em um dos quartos para fazer uma suite, fazendo reforços para a sustentação, sem comprometer a estrutura?

  5. Fernando says:

    Comprei um apê da MRV, último andar, é de bloco, pedi p instalar o ar condicionado o problema é que depois da chuva verifiquei escorrendo água abaixo do aparelho instalado dentro do quarto, certeza que foi furado o cano da água de chuva que passa dentro do bloco, o que posso fazer para consertar sem precisar fazer aquela bagunça? Quando acontece isso a responsabilidade é do proprietário do apê ou posso cobrar do instalador do ar? Os blocos pode ocorrer de infiltração para o andar de baixo?

    • Lucas Lourival Alves says:

      Oi Fernando, minhas recomendações são:
      1º – Consulte o manual do proprietário da sua unidade, ele deveria ter os locais onde estão passando tubulações e devem ser evitados furos. Se não tiver o manual, consulte os projetos com a construtora.
      2º – Você deve ver isso logo, pois a água pode afetar os apartamentos de baixo sim, e causar problemas nas pinturas ou até nos móveis.
      3º – Pode ser que o problema seja na vedação do Ar Condicionado também, revisar isso pode resolver o problema.
      4º – A jurisprudência diz a responsabilidade é do proprietário sim, uma vez que a alteração foi feita por ele. E se for preciso fazer a manutenção, não tem como fazer sem muita bagunça. O mais importante é seja feita por quem conhece do assunto, procure uma mão de obra que tenha experiencia em alvenaria estrutural.

  6. Marcelo says:

    Moro em um apartamento com mais de 20 anos de construido, são apenas dois andares cada prédio e estou no último. Quando me mudei o pedreiro fez alguns cortes nas paredes para passar o fio da antena para o outro lado da sala.
    Fazem mais de 4 anos isso e não apresentou problemas, mas depois que descobri que isso não é permitido fazer não consigo dormir em paz.
    Existe alguma forma de restaurar essas paredes?
    Andei pesquisando sobre o anchormassa S90 e o S2 da quartzolit, é um caminho, retiro esses tubos e coloco essa massa no local para reparar o rasgo?

    • Lucas Lourival Alves says:

      Olá Marcelo, cortes pequenos para passagem de cabos normalmente não costumam dar problema. No seu caso já fazem 4 anos e ainda não houve nenhum problema, então não teremos mais problemas. Essas ocorrências acontecem no primeiro ano, com as variações de temperatura.

  7. Felipe says:

    Traduzindo : Usar blocos estruturais em uma casa é uma grande furada !!! Os blocos estruturais só são aplicáveis em estruturas fixas que dificilmente é uma condição aceitável para praticamente todas as construções de residências individuais. Toda casa popular certamente sofrerá ampliações, o que torna tal opção uma escolha insensata. As vezes eu vejo esse papo imparcial, que tem medo de constatar algo tão simples de concluir, que acaba fazendo pessoas tomarem decisões que vão se arrepender no futuro.

    • Lucas Lourival Alves says:

      Olá Felipe, seu ponto de vista é bastante válido, para residencias unifamiliares. Porém temos que pensam no grande deficit habitacional que ainda afeta o Brasil, a construção individual não é uma via realista, temos que pensar e projetar as soluções em grande escala. Nestes casos, a Alvenaria Estrutural é muito apropriada, uma vez que ampliações são vedadas pelas convenções de condomínio, não apenas por motivos estruturais, mas também por motivos estéticos. Obrigado por dividir sua opinião.

  8. Paulo says:

    @Lucas Alves, em um apartamento feito de bloco de concreto estrutural há alguma limitação de peso de móveis ou pias? Digo móveis MDF de aproximadamente 100kg suspensos ou pias de granito. Onde moro ouvi dizer que uma pessoa foi impedida pelo engenheiro de colocar uma grapa para sustentação de uma pia na parede oposta da cozinha. Obrigado.

    • Lucas Lourival Alves says:

      Sim, apoiar móveis na parede causa um tipo de força que é nomeado de “momento”, essa força tende a girar ou torcer o elemento estrutural em sentido horário ou anti-horário. O conceito de alvenaria estrutural busca evitar esse tipo de esforço, fazendo sempre que os esforços sejam verticais. A solução para isso é preferir que os móveis se apoiem no chão sempre que possível, deixando os apoios de parede apenas para os armários mais altos, buscando sempre uma boa distribuição dos apoios e usando parafusos e buchas apropriados para o peso de trabalho previsto para o móvel.

  9. Katia Marques says:

    Um apartamento executado em Alvenaria Estrutural , vai ter 13 andares, a laje suporta o peso de um piano vertical de aproximadamente 200kg ? Obrigada.

    • Lucas Lourival Alves says:

      Uma laje padrão deve suportar por norma um peso de 150 kg/m², indiferente de ser alvenaria estrutural ou concreto armado, um piano vertical tem seu peso concentrado, dessa forma não é seguro tê-lo numa laje padrão. Porém para ter certeza você deve consultar o projetista estrutural desse edifício.

  10. Monia Dalberto says:

    Olá. Adquiri uma casa já fazendo planos de abrir a parede entre a cozinha e a sala pra posicionar a mesa ou bancada, já que a cozinha é extremamente minúscula. Minha intenção era abrir 1,5 m de largura de uma parede de 2,70. Mas descobri que a casa é feita em blocos estruturais. Teria possibilidade de fazer algum tipo de abertura nesta parede sem prejudicar na sustentação? Algo como um janelão, ou do chão até uma altura limite.

    • Lucas Lourival Alves says:

      Não tem como abrir essa janela sem prejudicar a estrutura existente. O que poderia ser feito é um pilar e uma viga que serviriam de sustentação no lugar da parte que seria demolida, mas a execução disse seria bem complicada. Recomendo que estude opções de moveis planejados de design inteligente para executar essa bancada.

  11. Vagner says:

    Olá Lucas, agradeço o espaço concedido para dúvidas, comprei uma casa com alvenaria estrutural, contudo, os conduites para passar os fios de antena e internet estão obstruídos. O que seria recomendado neste caso? Obrigado

    • Lucas Lourival Alves says:

      O que você pode fazer nesse caso é abrir a parede no ponto onde o conduíte está obstruído, e fazer a liberação. Como você pode é medindo na guia a distancia do entrada até onde ela fica parada, tendo em mãos o projeto isso pode ser mais simples. Não tendo o projeto em mãos, uma solução mais inteligente é passar junto com a guia uma extensão elétrica, (pode ser feita com cabos paralelos flexíveis de boa qualidade), e quando a guia parar, com o auxilio de um Detector de cabos elétricos em paredes, você pode seguir o caminho e identificar o ponto exato para ser feito o furo, você pode ou não energizar a extensão dependendo do tipo de Detector, procure uma casa de eletrônicos para se informar melhor caso não conheça esse tipo de equipamento. E tenha cuidado ao trabalhar com linhas energizadas.

  12. Danilo says:

    Boa noite comprei um apt no térreo onde o prédio possui 12 andares de alvenaria estrutural, fiz um rasgo na parede de 40 por 50 cm no banheiro e coloquei um nincho nesse rasgo, com isso quero saber se corre o risco na estrutura e se correr se é grave?

    • Lucas Lourival Alves says:

      Oi Danilo, bom dia. Atualmente construímos um edifício de 10 andares que possui nicho em todos os banheiros, mas é um nicho de 40×20 (tamanho de um bloco), devidamente impermeabilizado e calculado na estrutura. Sobre o seu caso, normalmente paredes de banheiros são bem travadas, uma vez que tem extensão menor que 2m, mas sim, existe risco principalmente por ser no térreo, onde toda a tensão do peso dos andares superiores estão passando. Na pratica a tendencia é que apareçam fissuras diagonais nos cantos do seu nicho, se isso ocorrer recomendo que avalie fazer o fechamento. E o mais importante é conversar com a engenharia da construtora, isso é imprescindível para segurança.

  13. Danilo says:

    Obrigado Lucas farei isso o mais breve possível caso aconteça as fissuras

    Mas caso não aconteça Teria algum tempo para eu ficar despreocupado ou pode acontecer por exemplo daqui a 5, 10 anos apareça essa fissura ou daqui a um certo tempo se não aparecer, não deve mais acontecer essa fissura?

    • Lucas Lourival Alves says:

      Na pratica esses problemas aparecem no primeiro ano, que é o tempo de um ciclo de altas e baixas temperaturas no ambiente, se não acontecer nesse período, somente com um novo fator impactante para ocorrer, por exemplo, um rebaixo no lençol freático próximo da sua edificação, uma ampliação das tensões no solo das redondezas, tais como estradas ou mesmo um redutor de velocidade em frente ao imóvel.

  14. Roberto Oliveira says:

    Bom dia.
    Comprei um apartamento em um edifício com 30 anos de idade no começo de 2019 (segundo o condomínio, o projeto é de bloco estrutural, mas não há planta). O apartamento tem mudanças internas de lay out, foram realizadas obras para cozinha americana e divisão dos banheiro para criação de lavabo, esta reforma foi realizada há 7 anos atrás. Não há problemas no apartamento e nem nos vizinhos laterais e de baixo. O condomínio está exigindo que eu retorne para a planta, pois alega risco de desabamento. Tenho, caso adquira a planta, avaliar este risco e manter as alterações?
    Grato

    • Lucas Lourival Alves says:

      Olá Roberto, dois fatores são bem importantes aqui:
      # o primeiro é que seu apto está no ultimo andar, tendo acima dele apenas os pavimentos técnicos e/ou reservatório de água, dessa forma a tensão que passa por suas paredes é menor que qualquer outro imóvel, num projeto desse tipo se usa 3 tipos de blocos, sendo que no ultimo andar são colocados os mais leves (de resistência menor por consequência).
      # outro fator importante é que essa reforma já foi feita fazem 7 anos, ou seja, já passaram vários ciclos de mudanças de temperatura e nada aconteceu. Como já falei em comentários anteriores, é bem provável que não aconteça daqui para frente.
      Sobre a alegação do condomínio, recomendo que converse com eles, uma vez que para fazer tal afirmação eles precisem de um laudo estrutural do local.

  15. carol says:

    Olá Roberto. Gostaria de saber se posso aumentar um vão de janela em um sobrado (no térreo) em parede de bloco estrutural?
    sempre soube que não era possível modificação em paredes de blocos, mas alguns vizinhos estão fazendo . tem risco de fissura ou de prejudicar a estrutura?

      • Lucas Lourival Alves says:

        Sem problemas.
        Vamos a responta: Sim, é bom problemático aumentar o vão de uma janela, prejudica a estrutura e de pode causar fissuras. Outro ponto é que a alteração de fachadas é vedada para residencias no regime do condomínio.

        • carol says:

          Obrigada pelo retorno Lucas.
          A janela é da cozinha, para o quintal dos fundos, então não teria problema da alteração da fachada.
          minha preocupação era pela estrutura mesmo. pois tem o segundo andar. Mas corre o risco de cair, ou somente de fazer uma fissura?

  16. Flávia Knopik Antunes says:

    Boa noite! Resido num edifício de 5 andares, feito com blocos, estou no 3 andar e hoje o encanador fez um buraco na parede do quarto pra localizar vazamento no banheiro. O buraco mede uns 30cmx40cm… qual a maneira correta de fechar este buraco? os canos ficam num nicho de drywall! Obrigada.

    • Lucas Lourival Alves says:

      A maneira correta é sempre conforme original, se é drywall deve ser fechado em gesso acartonado novamente. Depois refazer o reboco e pintura.

      • Flávia Knopik Antunes says:

        sim… porém pra não mexer no drywall, o furo foi feito no bloco de cimento… quero saber a forma correta de fechar o buraco na parede de blocos! obrigada.

        • LUCAS LOURIVAL ALVES says:

          O correto era ter sido feito no gesso, para fechar esse buraco de forma que ele volte a ter função estrutural, deve-se fazer uma forma vedada no local do furo e aplicar um graute bem liquido, que se molde ao espaço aberto e quando curado ele tenha resistência equivalente à do bloco (normalmente até 9MPa). O graute pode ser encontrado em lojas de construção especializadas em pacotes com a mistura pronta, normalmente basta adicionar água na quantidade recomendada pelo fabricante.

  17. Peterson Calicio says:

    Olá Lucas TD bem estou com algumas duvidas pois peguei um rabos de foguete cujo a cada foi iniciada com blocos estruturais por não foi passado a fiação nem o encanamento n a caixa de distribuição nada foi feito e a parede encontra se já com a metragem de 1,40 levantada , estou tendo de passar todos os conduítes encanamento estou fazendo a contra verga , terei de fazer a 1 viga de sustentação com 1,40 porém tem alguns pontos de energia que precisa ser rasgado na parede e depois farei o enchimento com massa cimento ou graute gostaria de alga orientações se possível

    • Lucas Lourival Alves says:

      Olá Peterson, o grande problema ai não é a alvenaria estrutural, mas sim a falta de projeto, qualquer obra sem projeto é um rabo de foguete. Sua ação nas contra-vergas foi bem importante, fez bem. O que lhe orientaria é fazer uma boa fiada de amarração (normalmente a 13ª fiada é feita com blocos canaleta e preenchida com aço.) e nessas paredes já existentes, faça colunas grauteadas a cada 2 metros para garantir a integridade. Se você for executar um piso superior, a recomendação é não abrir mão de um projeto.

  18. Wagner Fernandes says:

    Boa tarde! Comprei um apartamento que está em fase final de sua construção. É um edifício de 13 andares e o meu é no 12 andar. Como é uma construção de forma estrutural, confesso que estou com medo de morar numa construção deste tipo, “sem colunas e vigas”. Sei que muito desta preocupação é por eu ser leigo neste assunto. Mas fico imaginando depois com todos os condôminos, seus móveis instalados e a fé de que ninguém vai quebrar nenhuma parede do tipo “cozinha americana” se terei segurança. Isso está me deixando tenso em morar lá. A construtora é de qualidade e tenho acompanhado a obra há alguns anos, onde tudo está indo bem. Sobre a garagem, ela possui 4 pavimentos com uma estrutura de colunas e vigas bastante robustas, onde o prédio com as informações acima foi construído com base na garagem.

    • Lucas Lourival Alves says:

      Oi Wagner, apesar de não ter colunas e vigas especificas, a construção tem paredes que são mais “carregadas” do que outras, assim como as próprias vigas tem seus esforços internos variando a posição ao longo da estrutura. Por ter um cuidado especial com os projetos a alvenaria estrutural é um sistema muito seguro e de baixa manutenção. Ainda mais se a construtora é de qualidade. Parabéns pela aquisição.

  19. Letícia says:

    Bom dia, Lucas! Moro em um apartamento construído em bloco estrutural que tem aproximadamente uns 7 anos. Tem 8 andares e 6 apartamentos por andar. Regimento interno diz que não se pode instalar nenhum tipo de ar condicionado senão o prédio cairá….. Pode por favor m explicar o porque disso, por favor??

    • Lucas Lourival Alves says:

      Olá Leticia, a construção em alvenaria estrutural consiste em fazer uso das próprias paredes do imóvel como elemento estrutural, para isso elas são feitas de material mais resistente, com testes específicos de eficiência. Na verdade é possível fazer aberturas nas paredes, desde que sejam previstas em projeto, se não fosse assim os imóveis não terias janelas nem portas, não é mesmo?. Essa regra as vezes é APLICADA DE FORMA MAIS RÍGIDA, para desestimular a execução de furos de forma indiscriminada. Mas com a aplicação da devida técnica e garantias de segurança, é possível fazer furações sim.

  20. Eder Quaranta Silva says:

    Lucas. Boa tarde. Cara por favor me.ajude
    Bloco estrutural podemos fazer furos para passar um tubo, ja li aqui, agora gostaria de saber se pode fazer isso com parede de concreto in loco?? Aproveitando, qual estrutura e mais forte ? Concreto in loco ou bloco estrutural?? Obrigado

    • Lucas Lourival Alves says:

      Oí Eder, nunca trabalhei com paredes de concreto moldado in loco, não saberia lhe responder sobre furos nesses estruturas depois de prontas, mas considero bem arriscado fazer sem ter certeza. Sobre qual é mais forte, nenhuma estrutura pode ser considerada mais forte do que outra, uma vez que cada uma é projetada para sustentar o seu uso especifico.

  21. Andre Marques says:

    Lucas, boa tarde.
    Comprei um apartamento de alvenaria estrutural, porém tenho receio em relação aos vizinhos que contratam “qualquer” mão de obra e possíveis pedreiros que vão abrir nichos onde não pode, quebrar paredes que não podem, mudar completamente sistema hidráulico e elétrico, instalar saboneteiras…
    Sei que estou sendo “radical” mas sabemos que as pessoas pensam nas vontades próprias e em economizar.
    Como um prédio de 18 andares de alvenaria estrutural pode resistir a esses “erros” e irresponsabilidades? Antes de algo grave acontecer os sinais podem ser identificados por outros vizinhos?
    Em relação a furos para moveis, mão francesa para pias de granito, a instalação afeta a estrutura?
    Obrigado pelas respostas anteriores que já esclareceu algumas duvidas.

    • Lucas Lourival Alves says:

      Olá Andre, a estrutura dá sinais assim que ela é afetada, tais como fissuras recorrentes ou repetitivas entre andares e nas quinas do edifício.

  22. Anna Silveira says:

    Boa tarde!!! Comprei um apt térreo construído c bloco estrutural e não sabia q não poderia abrir uma parede para fazer uma passagem pra área. O q vc me daria de sugestão pra eu ver este reparo?

    • Lucas Lourival Alves says:

      Você deve refazer a parede com um bloco estrutural da mesma resistência dos existentes nesse andar, ou o mais resistente que você encontrar nas fabricas próximas.

  23. Janina says:

    Bom dia! Tenho um apê de 79m2 e a gostaria de por uma torneira na varanda, sobre a bancada de madeira, mas o apê é todo estrutural, a parede da varanda é a mesma da área de serviço. Gostaria de saber se é possível passar um cano de água por essa parede? Atravessando ela na verdade. Todo restante da hidráulica e o caminho do cano seriam feitos por fora da parede.

    • Lucas Lourival Alves says:

      É possível sim, uma intervenção tão pequena não tem potencial para afetar a estrutura pois essa parede já é uma parede onde está previsto uma passagem hidráulica.

  24. Vanessa Batista says:

    Boa noite. Gosta de saber se pode colocar ganchos para pendurar rede de descanso em quarto ou sala de apartamento com alvenaria estrutural, mais especificamente em apartamento da MRV.

    • Lucas Lourival Alves says:

      Você deve perguntar a MRV na verdade. O que sei é que paredes grauteadas (preenchidas com concreto e aço) sustentam até ganchos de ancoragem de segurança para cargas superiores a uma tonelada.

  25. Alexsander Borba says:

    Não é uma pergunta, mas sim um elogio pela disponibilidade em responder diversas dúvidas de tantas pessoas! Parabéns por democratizar o conhecimento e dar respostas tão completas, ainda mais em relação a um assunto como alvenaria estrutural que desperta tantas dúvidas das pessoas leigas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.